quinta-feira, 5 de abril de 2012

Foi por você que ele mostrou tanto amor

A Páscoa pode cair em qualquer Domingo entre 22 de Março e 25 de Abril, modernamente celebrada com ovos e coelhos de chocolate, a origem destes é antiga e cheia de lendas que evolvem Deusas Inglesas, Vendedor de Ovos que ajudou Cristo a levar a Cruz até o Calvário, os Persas que acreditavam que a Terra havia caído de um ovo gigante, pesquisando na internet realmente encontramos muitas histórias, que não deixam de ser importantes para nosso conhecimento, e além do mais a alegria das crianças em um Domingo de manhã é contagiante.
Mas o post de hoje quer mesmo é falar sobre o AMOR! O Amor que Jesus demonstrou fortemente por nós!A Páscoa é uma Festa de origem Judaica, palavra Hebraica que significa "passar por cima", uma referência ao episódio da Décima Praga narrado na Bíblia no capítulo 12 do livro do Êxodo.  Faraó, o Rei do Egito, não queria deixar o povo de Israel sair, então muitas pragas vieram sobre ele e seu povo. A décima praga porém, foi fatal : a matança dos primogênitos - o filho mais velho seria morto. Segundo as instruções Divinas, cada família hebréia, no dia 14 de Nisã (que é o primeiro mês do calendário judaico), deveria sacrificar um cordeiro e espargir o seu sangue nos umbrais das portas de sua casa. Este era o sinal, para que o mensageiro de Deus, não atingisse esta casa com a décima praga. A carne do cordeiro, deveria ser comida juntamente com pão não fermentado e ervas amargas, preparando o povo para a saída do Egito. Segundo a narrativa Bíblica, à meia-noite todos os primogênitos egípcios, inclusive o primogênito do Faraó foram mortos. Naquela mesma noite os Judeus saíram livres do Egito, após mais de 400 anos de escravidão. Moisés então instituiu a festa da “Páscoa” como memorial do evento. 
Jesus Cristo foi traído, preso e morto durante a celebração de uma delas em Jerusalém. Sua ressurreição ocorreu no domingo de manhã cedo, após o Sábado Pascoal. Como sua morte quase que certamente aconteceu na sexta-feira, a “Sexta da paixão” entrou no calendário litúrgico cristão durante a idade média como dia santo.
Na quinta-feira à noite, antes de ser traído, enquanto Jesus, como todos os demais judeus, comia o cordeiro pascoal com seus discípulos em Jerusalém, determinou que os discípulos passassem a comer, não mais a páscoa, mas a comer pão e tomar vinho em memória dele. Estes elementos simbolizavam seu corpo e seu sangue que seriam dados pelos pecados de muitos – uma referência antecipada à sua morte na cruz.
Portanto, cristãos não celebram a páscoa, que é uma festa judaica. Para nós, era simbólica do sacrifício de Jesus, o cordeiro de Deus, cujo sangue impede que o anjo da morte nos destrua eternamente. Os cristãos comem pão e bebem vinho em memória de Cristo, e isto não somente nesta época do ano, mas durante o ano todo. Jesus mostrou muito amor por nós, perdoou os próprios homens que o castigavam, suplicou que o seu Pai, nosso Deus, os perdoasse também, pois eles realmente não sabiam o que estavam fazendo. Que grande exemplo Jesus é para nós, em todos os aspectos, principalmente no quesito dar sem esperar  retorno.  Penso eu que não estamos entrando em um feriadão, estamos entrando na Semana Santa, semana esta que devemos parar para analisar o que estamos fazendo de bom e de ruim em nossas vidas, para que possamos evoluir mais o que temos e fazemos de bom e pedirmos perdão pelo que de ruim tenhamos feito e deles arrepender-se, tirando o orgulho, a vaidade, inveja, rivalidades, ressentimentos. Sei que é bem difícil e muitas vezes dolorido, mas Jesus com certeza sofreu muito mais e foi por você que ele mostrou tanto amor.
E para quem só conhece a Páscoa como uma data festiva comercial, e acha que o sentido da Páscoa é o mesmo que a mídia nos passa de dar e receber ovos de chocolate, segue um vídeo especial.
Que Jesus esteja convosco!!!








Nenhum comentário:

Postar um comentário